27 junho 2009

RIP MJ

Eu vou me abster de fazer as mil piadinhas de humor negro sobre o incidente porque já as fiz no twitter e não pretendo ser repetitiva. Eu tava aqui pensando no assunto, acho que no fim das contas a morte vai ser benéfica ao MJ. Com o tempo as pessoas vão se fixar mais no lado musical do que na persona Wacko Jacko.

Desde que ele entrou na espiral da loucura, sempre senti um pouco de pena do cara. Que ele foi um gênio da música isso é inegável. Que ele foi um artista completo e alguém realmente criativo e inventivo é fato. É realmente triste ver tanto talento e potencial serem jogados no lixo em meio a discussões sobre plásticas mal feitas e crianças penduradas em sacadas.

Fiquei aqui pensando no acidente de avião que matou o Buddy Holly, Ritchie Valens e Big Bopper. Esse dia acabou marcado como the day that music died. E a morte do Michael Jackson me trouxe um pouco essa sensação de que a música morreu também um pouquinho com ele.

Beat it é uma música tão foda, mas tão foda, que foi regravada trocentas vezes, desde por Belle & Sebastian até pela Amy Winehouse e sempre soou bem. Thriller é irrepreensível e até hoje é um clássico dos clipes.

Aliás, os vídeos são um capítulo à parte. O cara já tinha mega produções quando ninguém ligava muito pra essa mídia. Os vídeos dele são ícones da videografia mundial. Quem não lembra de Thriller? E Bad? Aliás, nos últimos tempos a carreira dele tinha caído mas lembro do vídeo de Stranger in Moscow. A fotografia é muito bonita e o vídeo inteiro é em slow motion. Ficou bem bonito. E a música é legal.

Confesso que hoje passei o dia ouvindo MJ. Eu e uns amigos no trabalho ficamos conversando por e-mail, passando links de vídeos do You Tube. Todos de uma maneira ou de outra lamentaram a morte do cara.

Em uma nota pessoal, posso dizer que sempre gostei bastante de The way you make me feel e Human Nature. Do Jackson Five tem o classicão Ben, que sempre preferi à ABC, e tem também Who's loving you. Uma musiquinha romântica com um enfoque adulto cantada por um menino que nem tinha chegado na puberdade com uma honestidade e talento absurdos.

Enfim, lamento a morte do MJ por tudo que ele representou e sempre vai representar para a música. Por outro lado, penso que agora ele vai finalmente descansar.
|