10 maio 2009

Bizarrices cotidianas e fixação musical

No campo das bizarrices cotidianas fico com cena na última sexta voltando pra casa. E lá está a que vos escreve dirigindo pensando em outras coisas. E ouvindo Radiohead. De repente começo a ouvir um som agudo baixo. Agudo e constante. E eu pensando "mas diabos, essa música do Radiohead não tem esse agudo! Ou será que ele sempre esteve aí e eu não percebi?". Bem, poupando-os do suspense, era uma ambulância que se aproximava e eu quase arremessei o carro no acostamento pra dar passagem. Anyway.

Quando estou quase em casa, nova ambulância. Dessa vez sem sirene nem nada e com as janelas traseiras abertas. Na parte traseira um cara com farda cáqui de cabeça baixa, cara de cansado. Do outro lado uma menina, sem uniforme. Pelo menos não que eu tenha enxergado. Daí que a menina começa a olhar pra minha cara. E isso me deixa extremamente desconfortável. Olho pra um lado, pro outro, procuro um ponto cego qualquer, mas tenho que olhar pra frente né? Afinal, estou dirigindo. E lá está a menina, me encarando. De vez em quando sorria. De quê?!? Porque?!? Conseguiu me inibir, começou a tocar Jigsaw e nem cantei junto. Damn it. Odeio me sentir observada.

Bem, a parte da fixação musical agora. Bandinha independente de San Francisco, altamente recomendada pra quem gosta de electro pop. O nome da banda é Lilofee e a primeira música deles que eu ouvi é absolutamente viciante: Lock and Key (tá no widget). O disco deles The Only Years é self-released então eu não achei na Amazon, CDBaby ou qualquer outro lugar. Quem quiser comprar tem que mandar e-mail direto pra eles.

A sonoridade da banda é uma coisa meio Ladytron, em alguns momentos é meio sombria como She Wants Revenge, em outras horas parece bem filha do New Order mesmo. Eu sou horrível pra contextualizar essas coisas.

A letra de Lock and Key é bastante bem humorada. Pontos extras pra eles. A vocalista (Kimi Recor) já começa dizendo "I'm part of a generation sexually ambiguous all the girls kiss and the boys don't know what to do so they borrow our pants, and our shoes and our eyeliner too". O refrão é grudentíssimo e em tom de desafio a Kimi Recor canta "hey mister, hey mister, I kissed your kid sister, what you're gonna do, what you're gonna do?".

Há um monte de formas de se abordar Lock and Key. Dá pra imaginar em alguns momentos que é a resposta de uma banda de Rock pra I Kissed a Girl da Kate Perry. Dá pra encarar como um bem humorado exercício de observação da cena rock atual onde há uma grande carga de ambigüidade sexual e isso fica claro desde a postura de palco até a estética de algumas bandas (o Bowie, bem o sabemos, fez escola).

Quem decide levar a música a sério acaba se agarrando a esta parte: "we were built to be explored by other phisically like a lock with many, many, many different keys. And I play safe but I won't play by the rules cause I like chocolate, vanilla and strawberry too". O que não deixa de ser um argumento válido na defesa da diversidade.

O que importa na verdade é que Lilofee é uma banda pra ficar de olho. Bastante divertida, com músicas dançáveis e que até aqui tá no meu ranking de melhores bandas novas de 2009.
|