20 junho 2009

Das bandas que me destroem

Smashing Pumpkins nunca foi banda favorita, mas sempre gostei bastante. Acontece que o Billy Corgan tem o dom de me arrasar. Eu não consigo ficar impassível diante de músicas como 1979, Ava Adore, Today, Thirty-Three, etc.

Eu ando babaca e sentimentalóide ultimamente. Tentando com afinco acordar de manhã todos os dias com pelo menos 13 anos. Ok, essa foi uma piadinha interna demais, só uma pessoa entenderia. Enfim. To tentando ser uma versão melhor de mim. Tenho andado tão à flor da pele que amoleço até vendo a propaganda da Visa. Só porque toca Today.

O Billy Corgan faz parte do grupo de letristas que conseguem dizer as coisas de um jeito que eu consigo, sei lá, relate, na falta de expressão melhor.

Não tem como ser blasé com 1979: we don't even care as restless as we are. We feel the pull In the land of a thousand guilts and poured cement. Lamented and assured to the lights and towns below. Faster than the speed of sound. Faster than we thought we'd go. Beneath the sound of hope.

Ava Adore destrói tudo com a afirmação In you I see dirty, in you I count stars. In you I feel so pretty, in you I taste God. In you I feel so hungry, in you I crash cars. We must never be apart. Esse we must never be apart é de foder a vida.

Praquelas horas em que bate aquela raiva repentina. Pra quando você se sente sacaneado no trabalho ou culpa o mundo moderno por grande parte das cagadas da sua vida, há Bullet With Butterfly Wings: Even though I know, I suppose I'll show all my cool and cold-like old job. Despite all my rage, I am still just a rat in a cage.

Quando você se dá conta do passar dos anos e de que está mudando, tem Tonight Tonight: Time is never time at all. You can never ever leave without leaving a piece of youth. And our lives are forever changed, we will never be the same. The more you change, the less you feel.

E quem disse que Smashing Pumpkins não é amor? Em Stand Inside Your Love tem a pérola you're everything that I want and asked for you're all that I dream.

Today é um clássico da ansiedade e ao mesmo tempo é uma música com uma melodia bonitinha. Today is the greatest Day I've ever known Can't wait for tomorrow I might not have that long I'll tear my heart out Before I get out.

Mas não dá pra fechar uma listinha de citações das letras do Smashing Pumpkins sem falar em Thirty Three. Que atire a primeira pedra quem nunca caiu nesse clichê: so I pull my collar up and face the cold on my own. The earth laughs beneath my heavy feet at the blasphemy in my old jangly walk, steeple guide me to my heart and home.

Enfim, Smashing Pumpkins é o tipo de banda que cobre todo o terreno das emoções humanas, mas nao é só isso. As letras são honestas. Talvez um pouco simbólicas em alguns momentos, mas definitivamente é algo com que você consegue se identificar.

O mais curioso é que, apesar de nunca ter sido banda favorita, há uns 3 anos eu escuto e gosto bastante de Silversun Pickups, uma banda que é freqüentemente comparada ao Smashing Pumpkins.

Post desconexo, eu sei.
|