15 fevereiro 2009

Caindo na Real

Esse é o título em português de um filme um tanto obscuro que eu adoro. O nome original é Reality Bites. O enredo é simples na verdade, recém formados que se lançam ao mundo com todos os dramas, clichês, medos e sonhos. É mais um daqueles filmes sobre crescer. Sobre encarar a vida adulta sem comprometer sua integridade. O velho dilema de se render ao mundo real sem vender a sua alma.

O filme é de 93então foi logo rotulado de filme sobre a Geração X. Eu realmente não me importo com esses rótulos. Lógico que o filme ficou meio datado pra alguns temas, mas ainda assim eu o adoro. Rola uma sacaneada básica na estética MTV. Eles mostram um reality show, uma clara piada com o Real World da MTV, o primeiro reality show da TV (que estreou em 92). O texto de abertura de Real World virou um clássico: "This is the true story... of seven strangers... picked to live in a house...work together and have their lives taped... to find out what happens... when people stop being polite... and start getting real...The Real World". E no final da frase vinha o nome do lugar daquela temporada. A primeira foi em Nova Iorque e eu assistia. Eu adorava Real World. Mas voltemos ao filme.

Por incrível que pareça, o filme foi dirigido pelo Ben Stiller e nem é uma comédia bobalhona. Aliás, é a estréia do Ben Stiller na direção. Ele interpreta o Michael Grates, um executivo de um canal fictício meio MTV chamado In Your Face TV. No filme ele é só um produtor querendo empurrar goela abaixo programas sem qualquer valor artístico. E se apaixona pela Lelaina Pierce (Winona Ryder), uma cineasta recém formada, oradora da turma, que fez um documentário mas não consegue entrar no mercado de trabalho. O triângulo amoroso se fecha com o Troy (Ethan Hawke), o rockstar wannabe profundo e atormentado. Minhas descrições são péssimas, eu sei.

Pra fechar o grupo de amigos temos o Sammy (Steve Zahn), um homossexual celibatário por medo de sair do armário para a família e a Vickie (Janeane Garofalo), que trabalha na GAP e uma vida amorosa que se resume a one night stands.

A triha sonora tem aquelas músiquinhas clássicas dos anos 90. Stay da Lisa Loeb, All I Want Is You do U2. Aliás, pode ser estranho falar isso mas eu gosto de Stay. E tem mais. Não dá pra menosprezar o feito da Lisa Loeb com ela. Stay ficou no topo do Hot 100 sem ter contrato com uma gravadora. Uma artista independente, sem gravadora, no início dos anos 90 liderando a parada. Give a little respect.

Eu não sei se o filme me é tão caro pelo tema, pela Winona Ryder, pelo Ethan Hawke ou o que. Só sei que realmente gosto. Da abordagem, das referências à cultura pop, diálogos e etc. É um dos filmes da minha vida. Daqueles que ninguém entende bem porque a gente gosta. Porque resolvi postar sobre isso logo agora? Tava passando no VH1.

Sim, eu gosto de VH1. E nem venham me dizer que é canal de indie!
|