17 dezembro 2007

Ah, o fim de ano. Decorações natalinas por todos os lados, musiquinhas que começam a tocar pra irritar todo mundo, promoções pra endividar os pobres até no mínimo o meio de 2008. Essas promoções me irritam muito. Quem já assistiu um pobre coitado tentar renegociar suas dívidas em audiência sabe quão perverso é esse esqueminha de marketing que explora a ingenuidade alheia. Mas nem era isso que eu queria dizer. Fim de ano é o período clichê onde fazemos balanços. Do ano, da vida. E eu viro uma babaca sentimentalóide. E isso sempre bateu de frente com o estoicismo que rege a minha vida na maior parte do tempo. Há que se observar a Razão. Ser impassível. Zenão de Cítio, o senhor é um fanfarrão. Mas fim de ano é fim de ano e eu fico sentimentalóide mesmo. E isso faz um mal pra minha fachada fria e racional como um antigo soldado soviético...

Parece que o fim de ano é a minha desculpa. Por 31 dias eu posso ser uma idiota. Me sentir tocada com as coisas mais bobas, etc etc etc. O problema é que eu fico contemplativa e tenho essa tendência besta a racionalizar tudo. Inclusive o que eu sinto. Ou questionar porque não consigo sentir o que acho que deveria (e eu devo?). Complicado? Um pouco. Perguntei pra um amigo, agora que você é um mocinho sério, com namorada e tudo, como a gente faz pra gostar dos outros? A resposta dele foi simples: não faz. Ferrou tudo. Porque empatia é uma coisa mas gostar mesmo é outra. E até rola uma empatia, algo mais superficial, mas eu to tão treinada pra detectar falhas (minhas e alheias) que todo mundo parece mais ou menos demais. Dolorosamente óbvios.

Depois ficam rolando aquelas retrospectvas na minha cabeça e eu me sinto uma menina mimada reclamando por besteira. Porque o ano foi bom, divertido, e os principais objetivos que eu tinha traçado pra ele foram cumpridos. Tipo, pela primeira vez em alguns anos eu to realmente bem satisfeita com a forma como eu conduzi as coisas nos últimos quase 365 dias. Mas esse não é um post retrospectiva. Ainda.

Eu ando meio incoerente no discurso. Digo, minhas idéias andam muito não-lineares. Acho que é por isso que eu não to postando ultimamente. Poque sempre que tenho uma idéia ela é perpassada por mais um monte de pensamentos aleatórios e as coisas se perdem no meio. Na boa, esse post é a picaretagem em forma de postagem. Pegue um rascunho de 10 dias atrás, complete, publique e veja no que dá.

Fazer sentido é para os fracos. =P
|