20 junho 2008

Ironias Musicais

Eu tava aqui escrevendo um post sobre o Ratatat quando lembrei do Ra Ra Riot. São duas bandas, antes que perguntem. Enfim. Ra Ra Riot me fez pensar em ironias musicais. Raciocínio simples, no ano passado o baterista do Ra Ra Riot (John Pyke) morreu.

Antes da morte do John Pyke a banda tinha lançado um EP que tinha uma música muito fofa chamada Can You Tell. Acontece que nesse mesmo EP tem uma música chamada Dying is Fine. E a música é alegrinha e tal. E fofa também. Eu gosto bastante. Mas pensa na ironia, o cara morre mas deixa gravada uma música chamada Dying is Fine (vídeo aí embaixo).



Aí fiquei pensando aqui em outras ironias musicais. A maior delas e mais famosa é Leaving on a Jet Plane do John Denver. O cara canta "I'm leaving on a jet plane/ don't know when I'll be back again" e um dia ele morre num desastre de avião.

A intenção era fazer um post com mais alguns exemplos mas pra falar a verdade eu não consigo pensar em mais nada agora. Semana corridíssima, stress em nível crítico. Então vocês pensem aí em algo semelhante, conseguem lembrar de outro caso?

A propósito, Ratatat é uma espécie de guilty pleasure. Porque todas as músicas parecem a mesma (Ratatat é um duo de música eletrônica). Wildcat e Lex por exemplo, parecem a mesma coisa. Mas sei lá, gruda na minha cabeça. Aqueles barulhinhos eletrônicos meio tosquinhos. Parece música de video game de tempos em tempos.

Falando em música de video game, tem algumas músicas de jogos que são verdadeiros clássicos. O tema de Super Mario, por exemplo. Não tem como não ouvir e não lembrar do jogo. Mas a minha música de jogo favorita é o tema de Legend of Zelda - A Link to the Past. Pronto, falei. Eu passei tardes inteiras jogando isso. E eu jogo até hoje. Mas isso é assunto pra outro post.
|