13 junho 2008

Getting Political

O assunto de hoje é sério. Pelo menos é sério pra mim. Eu não lembro se eu já escrevi sobre os West Memphis Three (WM3) aqui. Minha memória anda bem ruinzinha. Bem, o google disse que eu ainda não falei no assunto, vou acreditar.

Resuminho do caso: 3 garotos de 8 anos - Christopher Byers, Michael Moore e Steve Branch - foram mortos e um deles castrado em West Memphis, uma cidadezinha em Arkansas em 1993. Eu acompanho a história já tem uns 10 anos (nossa, só agora percebi o número de anos. Uma década!). Comecei a acompanhar o caso depois de ver um documentário na HBO chamado Paradise Lost: The Child Murders at Robin Hood Hills. Depois lançaram um outro documentário: Paradise Lost 2 - Revelations.

Na época 3 adolescentes - Damien Echols, Jason Baldwin e Jessie Misskelley - foram presos pelo crime apesar de não existir qualquer evidência que os vincule à cena do crime. Enfim, materialidade pra quê não é mesmo? Eles foram presos porque West Memphis fica no chamado Bible Belt. Sulistas religiosos ficaram apavorados e trataram de prender os 3 adolescentes metaleiros que se vestiam de preto. A explicação do crime? Ritual satânico.

O Jessie, que é praticamente deficiente mental porque o QI dele é absurdamente baixo, foi interrogado por horas a fio até confessar ter feito coisas que nunca existiram. E todo mundo embarcando. O detetive responsável pela investigação então apareceu todo sorridente falando que tinha prendido os culpados.

Olha a ironia, um dos acusados de praticar o crime num ritual satânico, mais que isso, o cara acusado de ser o líder do grupo, se chama Damien. Aí ferrou. O bando de caipiras construiu um cenário pavoroso de satanismo, mutilações e etc embalados por músicas do Metallica.

O Damien também não ajudou muito. Se comportou como um babaca em julgamento. Quis manter aquela pose de "eu sou fodão e não to nem aí pra vocês". Ridículo, mas compreensível. Era um adolescente. Pior, era um adolescente que já era pai. Não dava pra esperar atitude diferente.

Depois de todo esse circo e alegações de satanismo, não há que se falar em julgamento justo. Eles já estavam condenados antes da primeira audiência. O resultado do julgamento dos rapazes foi o seguinte: Damien Echols no corredor da morte, Jessie Misskelley e Jason Baldwin em prisão perpétua sem direito a condicional. Pronto, resolvido. Trancafiaram os monstros e jogaram a chave fora.

Os 3 continuavam a se declarar inocentes. Recursos pra lá e pra cá. Os anos se passaram e chegamos aos dias atuais, onde CSI banalizou a análise forense. Nesse novo cenário, nada mais natural do que pedir um exame de DNA, não é mesmo? Pois é, foi o que os WM3 pediram. Que fosse feito um exame de DNA nas provas.

Quando os resultados chegaram, ó, que surpresa...o DNA de nenhum dos 3 acusados foi encontrado. Então tá né. Eles são acusados de espancar 3 garotos e castrar um deles num barranco lamacento, sendo um dos acusados praticamente retardado (então nem me venham falar em planejamento pra apagar vestígios) e não ficou nem um traço de DNA dos acusados no local do crime ou nas provas coletadas. Que beleza de investigação hein?

A HBO vai lançar um terceiro documentário. Eles está em produção desde 2004 e eles querem que esse filme conte a versão definitiva do caso. Estamos em 2008 e o fim se aproxima. Em setembro os rapazes têm uma nova audiência.

Eu sei que esse resumo aqui tá meia-boca, mas poxa, não dá pra resumir todos esses anos em um post pequeno. Se quiserem mais informações (incluindo cópias de documentos, transcrições de audiência, etc) entrem no site dos West Memphis 3. Esse vídeo aí embaixo eu tirei de lá. É um resumo muito melhor dos fatos.

Torço bastante pra que os três sejam inocentados, mas sei lá. Fico chateada pensando que o juiz que julgou o caso nunca vai voltar atrás. O que esperar? Que o cara chegue e fale oops, my bad. Sorry kids. Não rola. Mas eu torço. Fico pensando que a ciência há de prevalecer sobre o fanatismo. Que a razão há de se sobrepor ao sensacionalismo.

E então eu imagino o que deve passar pela cabeça de 3 caras que passaram toda a adolescência na cadeia por um crime que não cometeram (eu acredito na inocência deles. Aliás, até os pais de algumas das vítimas hoje em dia declaram crer que eles sejam de fato inocentes). Quem tiver paciência de assistir os 20 minutos do vídeos abaixo vai ver as transformações físicas. O efeito dos anos que passaram na cadeia. O Jason Baldwin hoje em dia até está ficando calvo.

Talvez vocês nem tenham lido até o fim. Talvez discordem. Talvez nem entrem no site. Mas sei lá. Pra mim esse assunto é importante. E se o Damien for de fato executado mais uma parte da bobalhona idealista vai morrer dentro de mim.

Eu to muito nova pra chafurdar no cinismo.





West Memphis Three: Time for Truth from Brian Quist on Vimeo.
|