16 setembro 2006



No início do ano eu não consegui ver o Franz no Circo Voador porque os ingressos esgotaram em assustadores 3 dias. Os vi como show de abertura do U2 no Morumbi e foi um show bom, mas fraco. Franz Ferdinand não é banda pra tocar em estádio, grandes espaços que distanciam a banda do público. Esses mega eventos me passam uma impressão de impessoalidade, um ambiente esterilizado onde uma multidão se junta pra cantar os hits e endeusar uma banda. Nada contra mega eventos. Já assisti uma porrada deles. Aliás, meu primeiro show foi um desses mega eventos. Praça da Apoteose. Eu tinha uns 15 anos.

Mas o Franz...puta que pariu, o Franz mostra a que veio em espaços menores como o do Circo e da Fundição Progresso. O show da Fundição foi enlouquecedor (apesar do som deixar a desejar). De verdade. Decidi ir de última hora. Eram 15h quando peguei um taxi na porta do trabalho e corri pra Fundição. Às 15:30 tava de volta no trabalho. Liga daqui, liga dali, avisei pra uma amiga que ia. Eu tinha meio que desistido de ir no show por uma série de fatores e aí falei foda-se, se eu aprendi alguma coisa com o show dos Strokes no Cais do Porto é que you only live once. Foda-se que no dia seguinte eu ia ter que acordar cedo. Foda-se que eu ia gastar uma grana considerável com taxi. Foda-se que meus joelhos doíam. Foda-se tudo, o que importa é ver o Franz. E eu fui.

Pra contrastar com a tranqüilidade que foi conseguir o ingresso (eu vi uma das produtoras falando pra um cara que tinha liberado um último lote de 900 ingressos na Fundição), minha saída de casa foi enrolada. Perdi a hora e chamei um taxi. Saí de casa às 22:30, tinha 30 minutos pra chegar na Fundição. Entrei no carro e mandei logo pro motorista: moço, pra Lapa o mais rápido possível. E lá fomos nós a 120Km/h. Cheguei na fila de entrada exatamente às 23h. Por sorte o show atrasou uns 20 minutos. Entro na Fundição e a primeira pessoa que vejo é uma professora que tinha me dado prova aquela manhã. Cara, qual a probabilidade disso acontecer? Só sei que ela ganhou mais uns pontos comigo depois dessa. Agora a confusão, gritando no celular pra achar minha amiga que já tava lá dentro. Depois de circular um pouco a encontrei. E a partir daí nada mais importava, só o Franz no palco.

Minhas fotos ficaram uma merda e fora de foco, but anyway. Pulei horres, esqueci que meus joelhos doíam. Esqueci até que tinha joelhos e articulações. Aliás, só fui lembrar disso quando cheguei em casa, mancando, por volta de 2:30 da manhã. Mas o show foi foda. Valeu cada segundo que estive lá. E me poupem de começar aqui um discurso efusivo sobre o setlist, Nick - O homem-aranha, a bateria de Outsiders ou o encerramento com This Fire. Eu não vou conseguir passar minhas impressões do show pro papel sem usar trocentos palavrões e clichês. Apenas acreditem quando falo que o show foi muito, muito, muito, muito, MUITO foda.

E uma rodada de links pra galera!!!

Nick homem-aranha
Happy Birthday
This Boy
Do You Want To
Dark of The Matinee
I'm Your Vilain
Crítica do show

|