08 novembro 2006

1984 - Orwell e Steve Jobs

Pois bem, ela falou em 1984, George Orwell e etc e tudo que eu conseguia pensar (depois do filme 1984, é claro) era no comercial da Apple que passou no intervalo do SuperBowl de 1984. Comercial este inspirado na obra do Orwell, claro. Eu adoro. Fico uma chata e falo horrores sobre ele, acho genial. Aí não me aguentei e tive que vir aqui escrever sobre isso. Hoje em dia o intervalo comercial do SuperBowl é o espaço publicitário mais caro dos EUA. Nem sempre foi assim e foi a Apple quem tornou esse espaço tão valorizado. O post é longo, mas vale a pena.

Tudo começou em 1982, quando a Apple contratou a agência de publicidade Chiat/Day. A intenção era anunciar o computador Apple II no Wall Street Journal. A idéia do anúncio era simples, usar a visão totalitarista de futuro de George Orwell em seu livro 1984. Cerca de 6 meses antes do lançamento do Macintosh os publicitários tinham uma frase na cabeça, um slogan que dizia "Why 1984 won't be like 1984" (por quê 1984 não vai ser como 1984). Com isso eles queriam difundir a idéia de que a tecnologia devia ser acessível a todos, não só às grandes corporações e governos. Isso é importante porque o comercial é uma clara referência à IBM. A grande azul.

Vou ter que fazer um parênteses aqui pra uma breve linha do tempo. Em 1958 a IBM tem a chance de comprar uma tecnologia, mas acha desimportante, daí nasce a Xerox. No final dos anos 60 surgem os mini computadores. A IBM acha desimportante e que mini computadores não servem para tarefas importantes. A IBM se ferra de novo e corre atrás do prejuízo. Em 1977 a Apple inventa o Apple II com o conceito de computador pessoal. A IBM acha desimportante e mais uma vez se ferra e tem que correr atrás do prejuízo. É importante lembrar que a grande sacada da Apple foi usar uma interface gráfica, algo que eles pegaram da Xerox. Mas isso é outra história. Enfim, em 1983 a Apple é vista como a única empresa capaz de competir com a IBM, que como toda grande corporação, quer controlar o mercado. IBM -> Controle -> Big Brother.

Voltando ao comercial. O projeto ficou arquivado até que em 1983 Steven Hayden (redator) e Brent Thomas (diretor de arte), que procuravam algum slogan forte, uma frase de efeito para o lançamento do Macintosh, encontraram esse projeto inspirado no livro 1984. O comercial, dirigido por Ridley Scott, era assim: Uma mulher atlética entra correndo num enorme e escuro auditório com uma marreta. Esse auditório tem fileiras e mais fileiras de homens, uniformizados e de cabeça raspada, assistindo um discurso político num telão, era o Big Brother falando, a figura que a todos controla, que a todos vigia. Todo o ambiente é meio cinza, só a mulher tem cores vivas. Ela chega perto do telão e arremessa a marreta nele, causando uma explosão. Aí entra a voz solene do locutor dizendo "On January 24th, Apple Computer will introduce Macintosh. And you'll see why 1984 won't be like 1984".

Pra conseguir centenas de homens carecas foram contratados Skinheads e quem não era careca ganhava US$125 pra raspar a cabeça. Bom, depois disso tudo mostraram o comercial pronto para executivos da Apple, todos odiaram. Como já tinham comprado o espaço no SuperBowl e tava muito em cima da hora pra vender, resolveram colocar a propaganda no ar assim mesmo. A idéia era passar uma única vez e esquecer essa propaganda. Eles não esperavam a reação causada. Imediatamente após o término da propaganda telespectadores ligaram para a rede de TV que transmitia o SuperBowl (CBS) perguntando o que era aquilo. A propaganda começou a ser assunto de várias reportagens por todo o país nas 3 redes nacionais de TV, jornais, revistas e emissoras locais. É isso mesmo que você está pensando, publicidade gratuita. Estima-se que se eles tivessem pago por toda essa cobertura teriam gasto US$ 5 milhões. Esse anúncio foi considerado em 1995 a melhor propaganda dos últimos 50 anos.

No vídeo o Big Brother fala o seguinte: "My friends, each of you is a single cell in the great body of the State. And today, that great body has purged itself of parasites. We have triumphed over the unprincipled dissemination of facts. The thugs and wreckers have been cast out. And the poisonous weeds of disinformation have been consigned to the dustbin of history. Let each and every cell rejoice! For today we celebrate the first, glorious anniversary of the Information Purification Directive! We have created, for the first time in all history, a garden of pure ideology, where each worker may bloom secure from the pests of contradictory and confusing truths. Our Unification of Thought is a more powerful weapon than any fleet or army on Earth! We are one people. With one will. One resolve. One cause. Our enemies shall talk themselves to death. And we will bury them with their own confusion! We shall prevail!".



O comercial é esse. Eu juro que fico arrepiada toda vez que o vejo. Naquela época o Big Brother era a IBM, hoje é a Microsoft. Mas isso é outra história.
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