20 setembro 2006

E o fim chegou nessa sexta...

Eu já tinha falado num post anterior sobre o fim da Woxy. Pois bem, eu tava ouvindo o final, claro. Confesso que foi estranho ouvir as despedidas, agradecimentos, as vozes embargadas das 3 figuras que sempre ocuparam meus dias no trabalho. Relatórios a fazer, e-mails pendentes, contratos e aditivos a redigir? Sem problema, ouvindo as músicas que eles tocavam eu nem ligava. Podiam me passar os trabalhos mais chatos e burocráticos do universo e ainda assim tava tudo bem.

Então vem o discurso de despedida do Mike Taylor, o cara que anunciou meu nome umas 3 vezes no ar por conta de pedidos atendidos de música. E isso confere uma ligação estranha, essa identificação com o cara que tocava o que eu gostava de ouvir. Mas ele não era o único, tinha a Barb e o Shiv também. Mas fugi do assunto, estava falando do discurso de despedida. E lá estava o Mike, de porta voz, agradecendo a todos pelos 2 últimos anos, falando do quanto foi bom trabalhar ali, uma rádio onde basicamente tocavam o que gostavam, sem pressão de grandes gravadoras, fugindo do lugar-comum das grandes estações. O slogan da Woxy é "WOXY.com, The Future of Rock and Roll". Então o Mike diz que agora o futuro somos nós e tal, mas tudo que vem na minha cabeça é: e agora, como eu vou conhecer aquelas bandas que ainda nem tem contrato mas sempre tiveram vez na Woxy?

Ele diz acreditar nos ouvintes, que não estão jogando a toalha, só estão nos passando o controle do futuro do Rock and Roll e meu lado mais cínico chega a temer a pieguice, bem, contando assim talvez soe piegas, falha minha não saber transmitir, mas não foi piegas. Nem de longe. Então ficou acertado, pouco depois das 18h aqui (17h lá) que tocariam mais três músicas e ao final delas a rádio entraria em silêncio. Antes das músicas não um adeus, um até breve. Bem, nunca se sabe, eles já encerraram suas atividades antes e voltaram. Bem, eu tenho me forçado a crer que mais uma volta é possível, pode acontecer.

As 3 músicas finais, depois do discurso todo, foram emblemáticas. Acquiesce do Oasis, Fight The Power do Public Enemy e Kick Out The Jams do MC5. Acquiesce tinha tudo a ver por causa daquela parte: "Because we need each other/We believe in one another". Fight The Power me soou como um chamado às armas, um apelo pra continuemos a ouvir o que gostamos sem nos curvar aos interesses comerciais das grandes rádios que tocam sempre as mesmas músicas dos mesmos artistas (artistas?). Kick Out The Jams nem precisa de explicação, fala por si. Então veio o desconfortável silêncio. Nada da Barb, do Shiv, do Mike. Nada de Lounge Acts. Nada.

As Lounge Acts (quando bandas tocam ao vivo no estúdio) ainda estão disponíveis pra download no site mas, segundo o Shiv, em breve vão sair de lá porque eles não têm como manter. Eu baixei tudo. Mais de 2GB de música e entrevistas.

Bem, não é a mesma coisa, mas é alguma coisa.
|